BEM VINDO !

Seja bem vindo a este meu cantinho,aqui você vai encontrar receitas para o dia-dia e também receitas especiais tudo bem fácil e delicioso !

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bolo de aniversário

Recheio de creme c/ leite em pó com raspas de chocolate branco e geleia de morango.                                       A cobertura é de pasta de leite em pó e glacê de leite condensado.

Esse bolo é bem simples e muito gostoso,a unica coisa é que estava muito calor e não deu tempo
para resfriar o glacê de leite condensado e ele começou a derreter,então recomendo deixar na geladeira 1 hora antes de usar, eu não tive esse  tempo .

ingredientes :

2 massas de bolo pronto branca ou uma receita de sua preferencia 

preparo:

Fiz as duas separadas, mas se quiser junte as duas massas em forma maior e depois de assado
corte ao meio.

RECHEIO DE CREME  C/ LEITE EM PÓ

ingredientes do recheio:

3 gemas 
1 colher de açúcar
100g de manteiga ou margarina s/ sal

Bata  na batedeira esses 3 ingredientes muito bem até clarear em seguida junte:

14 colheres de (sopa) de leite em pó
1 lata de creme de leite s/ soro
1/2 lata de lata condensado
150g de chocolate branco ralado

Bata novamente e reserve na geladeira .

Geleia de morango: (opcional)

2 caixas de morangos
1 xícara de chá de açúcar

preparo:

Pique os morangos leve ao fogo baixo c/ o açúcar e deixe apurar mexendo bem até formar uma 
geleia consistente,reserve use bem fria.

GLACÊ DE LEITE CONDENSADO

ingredientes:

1 lata de leite condensado gelado
1 colher de (sopa) de emulsificante não muito cheia
1 colher de (sopa) de suco em pó de 30g  já adoçado no sabor de sua preferencia (usei morango)
corante em gel ou liquido se preferir 

Bata na batedeira ate adquirir consistência de glacê, ele fica bem denso. O suco e o corante adicione depois de dar o ponto de glacê.Reserve também na geladeira 1 hora antes de usar se tiver muito calor.( a receita pede para usar mais 1 colher de ( sopa) de emulsificante se quiser mais consistente, mas acho que o gosto do emulsificante  em excesso não fica bom.)

PASTA DE LEITE EM PÓ

ingredientes:

4 xícaras de leite ninho em pó instantâneo
4 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de margarina
1 1/2 lata de leite condensado

preparo:

Junte o açúcar e o leite em pó. Adicione a margarina e aos poucos o leite condensado até que desgrude das mãos. Reserve uma pequena parte para decoração e cubra c/ plastico filme para não ressecar. Abra com rolo em uma superfície povilhada com açúcar de confeiteiro, veja a medida do bolo e a da pasta para cobrir bem, a espessura da pasta deve ficar em 1/2 cm .
Enrole a pasta no rolo e desenrole em cima do bolo que deve estar c/ uma camada fina do glacê de leite condensado para aderir a pasta.Retire os excessos ,com a parte reservada use cortadores no formato que preferir ou modele o que voce imaginar usando sempre o glacê como colinha e também corante em gel para colorir a pasta.

MONTAGEM

Recheie o bolo com o creme de leite em pó e depois coloque a geleia de morago suavemente para não se misturar ao creme, cubra c/ a outra parte do bolo. Passe o glacê de leite condensado sobre o bolo uma camada fina coloque a pasta de leite em pó , decore com o restante da pasta e decore as laterais com o restante do glacê (opcional), decoração de sua preferencia.

DICAS

Eu cobri somente a parte de cima do bolo c/ a pasta mas a quantidade da receita da para cobrir um bolo médio rende bem e ainda sobra p/ decorar. Usei corante em gel rosa cereja e amarelo gema p/ miolo das florzinhas, o corante em gel é melhor porque não mancha as mãos. A pasta não aceita refrigeração porque ela mela depois. O recheio deve ser firme sem escorrer. Pode-se usar papel arroz depois de de alguns minutos para secar um pouco a pasta.

O glacê também coloquei o corante em gel mas pode-se usar o liquido, pra dar sabor coloquei um pouquinho de suco de morango mas não da para exagerar porque se não fica azedinho demais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário